sábado, 10 de maio de 2008

A verdadeira história de Glass

“O Preço de uma Verdade” é um filme baseado em fatos reais. Conta a história de um jornalista fraudulento.Stephen Glass era um redator de uma revista de grande circulação nos EUA, "The New Republic".

Escrevia artigos sem muita importância e passou a destacar-se por descrever fatos exclusivos e interessantes com um pequeno toque de eufemismo, ganhando confiança dos colegas de trabalho e do chefe Michael Kelly.

Stephen alcançou o auge da fama ao escrever “O Paraíso dos Hackers”, em que contava a história de um jovem hacker que modificou e invadiu o sistema de informações de uma empresa de softwares. A partir daí, o adolescente obteve vantagens e acabou sendo contratado pela empresa invadida.

Questionado pelo chefe por não abordar o assunto, Adam Penemberg, da Forbes Digital, começou a aprofundar suas pesquisas sobre o caso. Ele ficou bestificado quando descobriu que as fontes da reportagem não existiam.

Pressionado pela Forbes, Chuck Lane, o novo editor-chefe da revista The New Republic, foi averiguar os fatos, e constatou que nada daquilo era verídico. Ele suspendeu Stephen por dois anos, causando insatisfação nos funcionários, que acharam a medida injusta. Mas em uma investigação aprofundada, descobriram que a maioria dos textos fora forjado. O que levou a ocorrência da demissão de Glass.

Nenhum comentário: